terça-feira, 9 de setembro de 2008

PDE- Pedido de Desculpas Emocionado, Relato da Professora Silvana Ferreira, componente da Gerência de Ensino da CR21R.Metropolitana VII

Após sete incansáveis e prazerosos dias da FORMAÇÃO PARA ORIENTADORES DE GESTÃO DO PROGRAMA DE GESTÃO ESCOLAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, na volta para casa, por volta das 20h, a Professora Silvana de repente exclamou: Eu adoro estudar! Como é que tem gente que não gosta?!!!!
Sugeri que ela escrevesse a emoção que estava sentindo, e curiosamente dentro do carro, em meio à Avenida Brasil percebi que no escuro ela se comunicava com o papel e caneta...
Chegando à casa ao acessar meus e-mails, o presente que compartilho com todos aqueles que tem a ousadia de escrever seus sentimentos!
É assim que eu me sinto...Me chamo Silvana , digo, Professora Silvana. Depois de muitos anos de sala de aula, hoje me vejo fazendo parte do quadro de funcionários de uma Coordenadoria do Estado, onde auxilio um setor chamado Gerência de Ensino, acompanhada de uma equipe que além de profissionais são seres humanos inesquecíveis, que por onde quer que eu vá os levarei para sempre na memória e no coração.Sempre fui uma pessoa que ama e sabe da importância de se estudar e saber se informar. Apesar das várias tarefas que realizo, também sou mãe, e dá trabalho!!! Estou tendo neste momento a oportunidade de estar freqüentando uma sala de aula novamente; mas pasmem, é uma sala de aula diferente, que embora tenha os componentes necessários ,e cá pra nós essenciais (professor e aluno) , trabalha um conteúdo diferente. É verdade que fazemos alguns cálculos (viva o professor de matemática) , estudamos leis, coletamos dados ...enfim ! O que importa é que estamos estudando para ajudar o OUTRO. E que outro é este? Um profissional igual a mim, um amigo.PDE-Escola – Programa que poderia ser definido em sua sigla como Pedido de Desculpas Emocionado. Desculpas a escola , aos alunos, aos funcionários, a população, por termos deixado de enxergá-los por tantas décadas como eles mereciam serem vistos.Quero deixar registrado a minha emoção de retornar a esta sala de aula neste momento de grande expectativa e amor. É amor. Por que sem amor e liderança o objeto de estudo se perde. E que objeto é este ? A escola . Que está , como diria uma amiga minha, no FOCO; o palco é dela; e nós temos que nos colocar no lugar de apoio, cuidar do figurino, da iluminação, da conservação, da bilheteria, do texto interpretado pelos grandes atores sociais, do bem estar dos mesmos, para que assim com esse cuidar, esse olhar , todos os dias possamos garantir lotação esgotada. O que mais dizer, só tenho que agradecer.
Professora, com muito orgulho, Silvana.

Nenhum comentário: