sexta-feira, 5 de setembro de 2008

RELATO da Orientadora de Gestão, Professora Luciene Nogueira de Mendonça

Relato 1

Neste período de acompanhamento das escolas como OG, tenho registrado algumas percepções que compartilho agora com os demais tripulantes do Diário de Bordo.

Já nas primeiras visitas pude perceber o comprometimento dos Gestores com o Programa, uma vez que a maioria já havia feito ou marcado reuniões com o quadro de funcionários, apesar das demais atividades que as escolas já vinham desenvolvendo.

Na primeira visita ao C.E. Santa Amélia fui informada pela Professora Nadia de que o Grupo de Sistematização já havia sido eleito, estava atuando e que no dia seguinte (sábado!) a escola estaria reunida para apresentação da Metodologia PDE para toda a comunidade escolar.

Após a primeira visualização de um relatório gerado pelo Programa Diagnóstico, no CIEP 112 Monsenhor Solano Dantas de Menezes, compreendi a real importância de tal instrumento para o trabalho dos Grupos de Sistematização no momento de elaboração dos instrumentos que compõem o PDE.

No CIEP 037 Ernesto Guevara pude observar o grande interesse da Equipe Gestora em fazer um trabalho coerente e a apresentação do programa diagnóstico foi muito bem recebida. Nesta escola participei da análise inicial do diagnóstico do SGE, onde as informações vieram apenas confirmar questões que a Gestão já vinha observando. Pude compartilhar da satisfação da Professora Vera Fernandes em constatar que o relatório lhe trazia respaldo para tratar com a Equipe Escolar pautada em dados e fatos legítimos.

Em algumas escolas a instalação do programa diagnóstico precisou ser adiada por demandar atualização da versão do SGE que encontra-se em fase de adaptação.

Em visita ao C.E. Presidente Kennedy participei da reunião de sensibilização do Corpo Docente, onde a Equipe Gestora lançou mão de recursos audiovisuais para apresentação do Programa e da Metodologia PDE, além de já enfatizar as etapas e os critérios de elaboração dos projetos.

Em cada visita uma realidade, um grupo distinto. Porém, em todas as escolas visitadas até o momento, uma certeza: comprometimento!

Tem sido uma experiência ímpar estar nas escolas compartilhando informações,angústias, mas, principalmente, compartilhando a vontade de acertar mais que errar e observar cada escola em seu “momento PDE” ao mesmo tempo em que todas as outras atividades continuam acontecendo a todo vapor, como distribuição de camisetas, entrega do RioCard, Desfile Cívico, e... AULAS!!!

Resistências?... Algumas , sim, percebidas nas falas de alguns professores durante as reuniões, porém muito bem contra-argumentadas pelos Gestores e Grupos de Sistematização, que “vestiram a camisa PDE” e estão dispostos a se apropriarem deste momento histórico para imprimirem uma nova página à Educação brasileira.

Um comentário:

Unknown disse...

Talvez eu possa usar como licença poética um jargão do Presidente da República e afirmar que NUNCA ANTES NA HISTÓRIA RECENTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO tivemos tamnha mobilização. Talvez esta seja mesmo a PALAVRA-CHAVE. Molibização não acontece sem SENSIBILIZAÇÃO. É assim que acontece nas grandes catástrofes e nossa educação estava, e está, no centro nervoso de um furacão. Quando isso acontece passamos por cima de cuidados básicos para a nossa sobrevivência pelo simples prazer de salvar uma vida. Como Coordenador ou O.G. tenho visto muitos semblantes fechados abrirem-se, muito desânimo virar esperança e muita acomodação virar energia. Pode ser que nunca tenhamos a real dimensão desta pequena revolução, mas está valendo à pena lutar cada batalha, levantar companheiros feridos nas trincheiras e avançar a uma vitória que, para muitos, parecia perdida.

Luiz Alexandre Torres
Coordenador de O.G.