Relato 1
Neste período de acompanhamento das escolas como OG, tenho registrado algumas percepções que compartilho agora com os demais tripulantes do Diário de Bordo.
Neste período de acompanhamento das escolas como OG, tenho registrado algumas percepções que compartilho agora com os demais tripulantes do Diário de Bordo.
Já nas primeiras visitas pude perceber o comprometimento dos Gestores com o Programa, uma vez que a maioria já havia feito ou marcado reuniões com o quadro de funcionários, apesar das demais atividades que as escolas já vinham desenvolvendo.
Na primeira visita ao C.E. Santa Amélia fui informada pela Professora Nadia de que o Grupo de Sistematização já havia sido eleito, estava atuando e que no dia seguinte (sábado!) a escola estaria reunida para apresentação da Metodologia PDE para toda a comunidade escolar.
Após a primeira visualização de um relatório gerado pelo Programa Diagnóstico, no CIEP 112 Monsenhor Solano Dantas de Menezes, compreendi a real importância de tal instrumento para o trabalho dos Grupos de Sistematização no momento de elaboração dos instrumentos que compõem o PDE.
No CIEP 037 Ernesto Guevara pude observar o grande interesse da Equipe Gestora em fazer um trabalho coerente e a apresentação do programa diagnóstico foi muito bem recebida. Nesta escola participei da análise inicial do diagnóstico do SGE, onde as informações vieram apenas confirmar questões que a Gestão já vinha observando. Pude compartilhar da satisfação da Professora Vera Fernandes em constatar que o relatório lhe trazia respaldo para tratar com a Equipe Escolar pautada em dados e fatos legítimos.
Em algumas escolas a instalação do programa diagnóstico precisou ser adiada por demandar atualização da versão do SGE que encontra-se em fase de adaptação.
Em visita ao C.E. Presidente Kennedy participei da reunião de sensibilização do Corpo Docente, onde a Equipe Gestora lançou mão de recursos audiovisuais para apresentação do Programa e da Metodologia PDE, além de já enfatizar as etapas e os critérios de elaboração dos projetos.
Em cada visita uma realidade, um grupo distinto. Porém, em todas as escolas visitadas até o momento, uma certeza: comprometimento!
Tem sido uma experiência ímpar estar nas escolas compartilhando informações,angústias, mas, principalmente, compartilhando a vontade de acertar mais que errar e observar cada escola em seu “momento PDE” ao mesmo tempo em que todas as outras atividades continuam acontecendo a todo vapor, como distribuição de camisetas, entrega do RioCard, Desfile Cívico, e... AULAS!!!
Resistências?... Algumas , sim, percebidas nas falas de alguns professores durante as reuniões, porém muito bem contra-argumentadas pelos Gestores e Grupos de Sistematização, que “vestiram a camisa PDE” e estão dispostos a se apropriarem deste momento histórico para imprimirem uma nova página à Educação brasileira.
Um comentário:
Talvez eu possa usar como licença poética um jargão do Presidente da República e afirmar que NUNCA ANTES NA HISTÓRIA RECENTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO tivemos tamnha mobilização. Talvez esta seja mesmo a PALAVRA-CHAVE. Molibização não acontece sem SENSIBILIZAÇÃO. É assim que acontece nas grandes catástrofes e nossa educação estava, e está, no centro nervoso de um furacão. Quando isso acontece passamos por cima de cuidados básicos para a nossa sobrevivência pelo simples prazer de salvar uma vida. Como Coordenador ou O.G. tenho visto muitos semblantes fechados abrirem-se, muito desânimo virar esperança e muita acomodação virar energia. Pode ser que nunca tenhamos a real dimensão desta pequena revolução, mas está valendo à pena lutar cada batalha, levantar companheiros feridos nas trincheiras e avançar a uma vitória que, para muitos, parecia perdida.
Luiz Alexandre Torres
Coordenador de O.G.
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